O Sebrae te ajuda a montar um negócio e fazê-lo prosperar

Sebrae

Boas ideias e vontade de empreender não faltam ao brasileiro. Mas incertezas sobre como começar — e manter — uma pequena empresa também não. Felizmente, podemos contar com as orientações do Sebrae para iniciar um negócio e fazê-lo prosperar, mesmo nos momentos difíceis.

De acordo com estimativas recentes, 85% dos pedidos de falência vêm de pequenas empresas. Muitos desses negócios chegaram ao fim porque o empreendedor não soube encontrar uma boa localização, definir estratégias para conquistar clientela, administrar o fluxo de caixa, lidar com encargos, encarar uma situação de crise e por aí vai.

O Sebrae pode te ajudar com todos esses detalhes e muito mais. A organização oferece orientações tanto para quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo quanto para aqueles que já possuem um pequeno negócio, mas querem administrá-lo melhor, fazê-lo crescer.

Há orientações sobre formalização, finanças, leis e normas, planejamento, mercado, inovação, contratação de funcionários, cooperação, produtividade, entre vários outros aspectos relevantes, não importa qual a área em que você atua ou deseja atuar.

Esse apoio é dado com cursos on-line gratuitos, treinamentos presenciais, publicações, consultas com especialistas e outros meios. Tamanha variedade permite ao empreendedor encontrar o canal mais adequado no momento que ele mais precisa.

Dá para obter auxílio até se você tem vontade de abrir a sua própria empresa, mas não sabe exatamente que ramo de atividade explorar: o Sebrae possui ferramentas que te ajudam a encontrar uma ideia de negócio.

Vale ressaltar que as orientações e os materiais oferecidos pelo Sebrae têm o embasamento de especialistas que conhecem bem os pormenores do mercado brasileiro. Não podia ser diferente: o Sebrae atua há mais de 40 anos. As experiências obtidas durante esse período — foram vários cenários econômicos enfrentados — são alicerces importantes para fases difíceis como a que o país vive atualmente.

Quer saber mais? Não se acanhe: visite o site do Sebrae ou procure o posto de atendimento mais perto de você. Há unidades espalhadas por todo o Brasil.

Post patrocinado

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn