Mamma Mia: 25 anos de Super Mario Bros

Mario, aquele que te… o bigodudo mais famoso do mundo dos games, está em festa, assim como toda a sua turma: o game Super Mario Bros completará 25 anos de existência neste mês. O jogo foi lançado em 13 de setembro de 1985, no Japão, chegando aos Estados Unidos quase um mês depois.

Selo comemorativo dos 25 anos de Super Mario Bros

Selo comemorativo dos 25 anos de Super Mario Bros – Imagem por Siliconera

A história de Mario começa ali no finalzinho dos anos 1970, início dos anos 1980. Naquela época, as grandes mentes da Nintendo, em especial, Gunpei Yokoi, estavam empenhados no desenvolvimento de outros projetos, como os portáteis da linha Game & Watch. Por causa disso, Hiroshi Yamauchi, até então presidente da empresa, deu ao jovem Shigeru Miyamoto uma missão importantíssima para tornar a Nintendo reconhecida no relativamente recém-chegado mercado norte-americano: criar um game de sucesso com base na estrutura do Radar Scope, arcade da Nintendo que foi bem aceito no Japão, mas não nos Estados Unidos.

Miyamoto topou o desafio e, logo depois, criou um jogo chamado Donkey Kong. Lançado em 1981, a história desse game é simples: um gorila havia sequestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um “homenzinho” bigodudo chamado “Jumpman”. Há rumores de que essa história foi baseada no desenho de Popeye, cuja licença de uso de imagem a Nintendo tentou obter, mas não conseguiu. Como consequência, Brutus foi substituído pelo gorila, Popeye pelo Jumpman e Olívia Palito por uma donzela desconhecida.

No início, o jogo foi visto com certa desconfiança pela equipe da Nintendo americana, mas não demorou para fazer bastante sucesso. Era o início da carreira de Mario, novo nome do tal Jumpman.

Após o sucesso de Donkey Kong, Mario apareceu em Donkey Kong Jr e, no ano de 1983, no arcade Mario Bros, onde ele enfrenta caranguejos, tartarugas e outros bichos em encanamentos com a ajuda de seu irmão, Luigi.

Mas sucesso mesmo a Nintendo teve com o lançamento de Super Mario Bros, em 1985, para o consoles NES. Aqui, Mario confirmou sua vocação de salvar moças indefesas, mas desta vez o vilão não era um gorila, mas sim o rei Bowser, seu eterno inimigo.

Capa de Super Mario Bros

Capa de Super Mario Bros – Imagem por Wikipedia

Na época, Super Mario Bros vendeu mais de 60 40 milhões de cópias (valeu pela correção, Wilerson). Está certo que parte desse sucesso se deve ao fato de o jogo ter sido fornecido junto com o console NES, mas não deixa de ser um grande feito, tanto é que Mario acabou se tornando mascote da Nintendo e é reconhecido até mesmo por quem não é fã de videogames.

Parabéns à Nintendo pelos 25 anos de Super Mario Bros. Quem nunca jogou, não sabe o que perdeu… Alegre

Referências: Siliconera, Wikipedia.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn