Falece John W. Backus, o pai da linguagem Fortran

John W. BackusO jornal The New York Times divulgou ontem o falecimento de John W. Backus, aos 82 anos de idade. Backus liderou a equipe da IBM responsável pelo desenvolvimento da linguagem de programação de alto nível Fortran. Isso ocorreu entre os anos de 1954 e 1957.

A linguagem é usada até hoje, principalmente em cursos superiores de computação e em atividades que envolvem, por exemplo, análise numérica, como é o caso de aplicações de meteorologia e física. O próprio nome deixa claro o foco da linguagem: Fortran é a combinação das palavras “Formula Translator”, visto que suas instruções são claramente semelhantes a fórmulas algébricas usadas nas aplicações mencionadas.

Curiosamente, Backus não almejava ser um matemático quando estudante: ainda jovem, iniciou um treinamento médico no exército dos EUA e lá descobriu que tinha um tumor no cérebro, removido cirurgicamente com sucesso. Todavia, Backus sentiu a necessidade de abandonar o treinamento e, após mudar-se para Nova Iorque, começou a estudar técnicas de rádio, o que o fez se interessar por matemática.

Como conseqüência, se formou em matemática em 1949 na Universidade de Columbia e, no ano seguinte, entrou para a gigante IBM, onde teve como primeiro desafio desenvolver um programa para calcular as posições da lua.

Seus feitos lhe renderam um reconhecimento importante: em 1977, Backus foi, merecidamente, agraciado com o prêmio Turing Award. Dedicado ao trabalho, só se aposentou no ano de 1991.

Que Mr. Backus descanse em paz.

Referências: The New York Times e Wikipedia.

Emerson Alecrim





  • Estou acabando de editar um programa em fortran aqui…

    Aqui no INPE onde trabalho é usado em peso.

    Agora me diz, esse cara ai para fazer oque fez foi o fodão…

    FALOW !

  • Pingback: Henderson via Rec6()

  • Emerson Alecrim

    Sim, Backus foi muito importante para a computação como um todo, tanto que sua morte foi muita lamentada em comunidades acadêmicas.