Empresas de telefonia: as que mais ignoram os clientes

O Brasil tem um dos códigos de defesa do consumidor mais elaborados que existe, mas o número de empresas que desrespeitam os clientes é assustadoramente alto no país. O Site Reclame Aqui é uma iniciativa que ajuda a proteger os interesses dos consumidores brasileiros, pois permite aos seus usuários fazer queixas sobre qualquer empresa e acompanhar os casos de todos os reclamantes.

O Reclame Aqui tem uma página de rankings que mostra informações que permitem identificar quais empresas tentam resolver as reclamações dos clientes, quais ignoram os casos, quais as mais reclamadas, quais prestaram atendimento rapidamente, entre outros.

Na lista das empresas mais reclamadas, o Mercado Livre ganha disparado, por outro lado, é empresa que mais responde às queixas (praticamente todas) e é a mais ágil no atendimento. Já no ranking das empresas que mais ignoram os clientes, isto é, não respondem e não manifestam qualquer interesse em resolver os problemas, as companhias de telefonia são as campeãs. Veja a lista das 10 primeiras colocadas:

1º – TIM GSM

2º – Vivo SP
3º – Telefônica
4º – Nikishop
5º – Americanas.com
6º – 1stline
7º – Nokia do Brasil
8º – Brasil Telecom
9º – Siemens Mobile
10º – Oi

Note que, das 10 empresas que mais ignoram as reclamações dos clientes, 5 são empresas de telefonia e duas são companhias relacionadas: Nokia do Brasil e Siemens Mobile, embora essas duas firmas também estejam relacionadas no ranking das empresas que mais respondem.

O jeito é utilizar os serviços das empresas que estão numa situação, digamos, “menos pior”. Além do Reclame Aqui, também é possível consultar o ranking de reclamações da Anatel. E se você foi lesado, procure os órgãos de defesa do consumidor de sua região e, se necessário, acione a empresa na justiça. Demora, mas em boa parte dos casos, resolve e força as empresas a terem mais respeito por seus clientes.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn