AMD anuncia investimentos na Transmeta

Conforme noticiei aqui no Blog InfoWester em fevereiro deste ano (2007), a Transmeta deixou de se dedicar ao desenvolvimento de processadores para trabalhar apenas com o licenciamento de tecnologias relacionadas a esse segmento. Foi a forma que a empresa encontrou para se manter em pé após constatar que não tinha forças para competir no mesmo mercado que a AMD e a Intel.

Mas, o “tombo” da Transmeta não significa que a empresa merece ser ignorada. A AMD sabe disso e anunciou, recentemente, investimentos na casa de 7,5 milhões de dólares na Transmeta, para que assim a empresa possa ajudá-la no desenvolvimento de tecnologias que reduzem o consumo de energia dos processadores. Na verdade, a Transmeta foi criada tendo justamente como meta criar chips com essa característica, o que aumenta as chances da parceria dar certo.

E não é a primeira vez que a AMD decide trabalhar com a Transmeta. Esta última cooperou com o desenvolvimento da plataforma AMD64 e participa do grupo que desenvolve e mantém a tecnologia HyperTransport. Esse fato até gerou rumores de que AMD compraria a Transmeta, mas isso não ocorreu. Bom, pelo menos até agora: se a Transmeta for bem sucedida em sua mais nova missão, quem garante que a AMD não decida incorporá-la de vez?

Referência: CNET News.com.

Emerson Alecrim





  • André Lauer

    O mais importante é que eles trabalhem em busca de novas tecnologias mesmo, já que nosso planeta precisa de recuperação =D

  • Emerson Alecrim

    Pois é, mas eu acho que eles não estão preocupados com o planeta, mas sim em obter lucro mesmo, hehehehe…

  • Vanderson

    Bem acho que a empresa tem que crescer mesmo para lucrar alias com sua concorrente é preciso investir mesmo.