Qual o tamanho máximo ideal de uma “TV monitor” para usar em meu PC?

Emerson, estou pensando em comprar uma TV de alta resolução para usar como monitor em meu computador e ficar como TV para quando eu precisar – videogame, programas televisivos, etc. A questão é que eu não sei o tamanho em polegadas que ficaria ideal para usar como monitor.

Eu gostaria de comprar uma “TV monitor” entre 32 e 40 polegadas, ligar o computador a ela via HDMI e, claro, usufruí-la em uma resolução ótima. Porém, não achei muitas informações sobre as resoluções suportadas pelo Windows 8. Assim, também fiquei na dúvida se posso usar uma tela maior no PC sem visualizar “distorções” na imagem. Pode me dar um help com isso? Grata!

Natalie

Natalie, a sua dúvida faz partes daquelas perguntas cuja resposta é “depende das suas necessidades”, mas com base unicamente em minha experiência, digo o seguinte: é recomendável um monitor que não tenha mais que 32 polegadas, sendo o tamanho máximo ideal 24 polegadas.

Como monitor

O ponto é que, para saber qual tamanho de monitor é mais apropriado para os seus propósitos, é necessário levar em conta mais de um fator. Um deles é a sua distância em relação à tela.

Se, com a cadeira devidamente posicionada, a cabeça ficar a uma distância de até 70 centímetros da tela, eu não usaria um monitor com mais de 28 polegadas – tentaria ficar na casa das já mencionadas 24 polegadas, na verdade. A principal razão é que, estando perto de uma tela grande, você vai ter que mover a cabeça para os lados para visualizar o conteúdo nas laterais.

Ainda que discretos, estes movimentos podem trazer algum desconforto e, dependendo das circunstâncias, até mesmo problemas de saúde relacionados a vícios de postura diante do computador.

Se, no entanto, você se posiciona a uma distância maior em relação à tela – um metro ou um pouco mais – um monitor de até 32 polegadas pode lhe atender bem. Eu optaria por algo que não tivesse mais que 28 polegadas: um tamanho maior é mais adequado para quem precisa visualizar muitas informações ao mesmo tempo na tela, como profissionais de design ou que trabalham com AutoCAD.

Quanto à resolução, eu recomendo um monitor Full HD (1080p). O Windows 8 suporta esta resolução, assim como os chips gráficos atuais. Só haverá distorção ou qualquer outro problema na exibição de imagens em caso de configuração incorreta ou problema de hardware, por exemplo.

Além de poder assistir a vídeos em Full HD, o uso desta resolução normalmente é mais confortável quando você se posiciona de maneira próxima da tela, uma vez que fica mais difícil distinguir os pixels. Além disso, se for necessário diminuir a resolução por exigência de um jogo, por exemplo, é possível fazê-lo facilmente pelo sistema operacional.

TV monitor - imagem ilustrativa

Como TV

Você menciona que a função de TV é um requisito para este monitor. Aqui, você precisa avaliar o quanto este modo é importante para você. Se para uso ocasião, uma tela mediana, de 24 a 28 polegadas, deve dar conta do recado; para uso mais intenso, especialmente jogos e filmes, telas maiores são mais desejáveis.

Se pretende fazer uso frequentes de ambas as funções – TV e monitor -, o ideal seria contar com um dispositivo para cada coisa, mas você pode ter uma restrição de espaço físico ou orçamentária, por exemplo. Assim, é importante pesar o que você irá usar mais: se monitor para o PC, algo entre 24 e 28 polegadas; se TV, talvez seja o caso de chegar até 32 polegadas.

Resumindo

Se você fica perto da tela do computador, não precisa de tanta informação exibida ao mesmo tempo e não vai usar o modo TV com tanta frequência, sugiro um monitor de 24 polegadas ou, no máximo, de até 28.

Caso você fique um pouco mais afastada, pode arriscar algo maior, entre 28 e 32 polegadas. Não recomendo um monitor com tamanho superior a isso.

Independente do tamanho, opte por um monitor com resolução de 1080p. A diferença de qualidade é notável.

Se ainda houver dúvidas, não hesite: procure alguém que utilize uma tela grande como monitor para ter mais uma opinião ou confira você mesma monitores de tamanhos variados indo em uma loja.





  • Laerte Favero

    Existe a questão do consumo também: quanto maior o tamanho maior o consumo (se comparar monitores da mesma marca e modelo), mas essa regra muda se for comparado monitores de marcas e modelos diferentes (a medida do consumo é dada em Watts e geralmente vem marcado atrás do monitor ou TV).

  • Antonio Pacheco

    Eu uso meu TV de plasma LG há cinco anos como monitor. Ele tem 52 polegadas e eu uso Windows 7 Ultimate. Fico a 1,34 m de distância. Meus amigos FICAM DOIDOS com o que fiz no meu PC. E quando vejo TV só, uso uma long chaise a 3 metros de distância. É show de bola trabalhar com um PC gigante.

  • Lucas Ratto

    Eu usei uma TV de 40 fullhd por quase um ano como monitor e a uma curta distancia (a mesma que um monitor normal.) Na TV tinha um modo computador, que suavizava a tela facilitando a visao. Me adaptei bem.