Como fazer o Windows 10 reconhecer um SSD ou HD novo?

Você adicionou um SSD ou HD novo ao seu computador, verificou no setup do BIOS que o componente foi devidamente reconhecido, mas, ao entrar no Windows 10, não o encontrou por lá. E agora?

Esse problema costumar ter uma causa simples: o SSD / HD, por ser novo, veio “zerado” de fábrica, isto é, não está formatado. A formatação adiciona um sistema de arquivos à unidade e, assim, ela passa a ser reconhecida pelo Windows.

Mas, como fazer a formatação se você não encontra o SSD / HD? Vamos lá.

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse sobre o Menu Iniciar e escolha a opção Gerenciamento de Disco;

Passo 2. Uma janela com o mesmo será exibida. Na parte inferior dela, você verá a lista de unidades de armazenamento instaladas em seu computador. O SSD / HD não reconhecido deve aparecer por lá. Localize-o (talvez você tenha que rolar a tela para encontrá-lo);

Gerenciamento de Disco no Windows 10

Gerenciamento de Disco no Windows 10

Passo 3. A nova unidade vai aparecer aqui com os dizeres “Não alocado”. Para se certificar de que esse é o SSD / HD novo, clique com o botão direito do mouse sobre a área da esquerda (o local com os dizeres “Disco 1” ou “Disco 2” e assim por diante) e escolha Propriedades. O nome ou o modelo da unidade aparecerá na aba Geral da janela que surgir. Veja se essa informação corresponde ao SSD / HD adquirido.

Passo 4. Se estiver tudo ok, clique com o botão direito do mouse sobre a área “Não alocado” e escolha a opção Novo Volume Simples. Clique em Avançar. Na etapa seguinte, uma janela perguntará o tamanho em megabytes (MB) a ser ocupado pela unidade. A não ser que você queira criar mais de uma partição, aceite o número sugerido e clique novamente em Avançar.

Passo 5. Na próxima tela, escolha uma letra para identificar o novo SSD / HD no Windows. Você pode simplesmente aceitar a sugestão apresentada. Clique em Avançar.

Passo 6. A tela seguinte virá com a opção Formatar este volume com as seguintes configurações marcada. O campo Sistema de arquivos deve estar preenchido com “NTFS”. No campo Rótulo do volume, você pode inserir um nome para identificação da unidade. Para este tutorial, o nome escolhido foi “SSD”. Como a unidade é nova, você pode manter a opção Executar uma formatação rápida marcada.

Formatando um SSD / HD no Gerenciamento de Disco

Formatando um SSD / HD no Gerenciamento de Disco

Passo 7. Clique em Avançar e, depois, em Concluir. A formatação começará. O processo costuma ser rápido, mas, dependendo da capacidade de armazenamento da unidade, pode levar alguns minutos para ser concluído.

Pronto. Agora, o SSD ou HD aparecerá normalmente no Windows 10.

Veja também: