O que é tela HD+ e full HD+?

Ao pesquisar por smartphones, são boas as chances de você se deparar com modelos que têm tela HD+ ou full HD+. Mas, o que esse sinal de ‘mais’ (ou ‘plus’) no nome quer dizer? E qual a diferença entre HD e HD+, por exemplo?

Em primeiro lugar, é importante você entender o que é resolução. Aqui no InfoWester, você encontra um texto completo explicando tudo sobre resolução de tela, mas segue um “resumo resumido”.

A tela é dividida em diminutos pontos chamados pixels. Esses pontos são organizados em linhas e colunas. A resolução nada mais é, portanto, do que a medição que indica quantas colunas e linhas de pixels o visor tem.

Agora, peguemos como exemplo a resolução HD (High Definition). Também conhecida como 720p, ela sinaliza que a tela tem, por padrão, 1280 x 720 pixels. Esses números indicam que o visor exibe 1280 pixels por linha e 720 pixels por coluna.

Da mesma forma, a resolução full HD — também conhecida como FHD ou 1080p — indica que tela possui 1920 x 1080 pixels. Aqui encontramos, consequentemente, 1920 pixels por linha e 1080 pixels por coluna.

Tela HD+ (1560x720 pixels) do Moto G8

Tela HD+ (1560×720 pixels) do Motorola Moto G8

Perceba que, por contar com mais pixels que painéis HD, uma tela full HD pode exibir imagens com mais detalhes ou nitidez.

Ok. Mas, em que ponto dessa história as resoluções HD+ e full HD+ aparecem? Você deve ter notado que, nos últimos meses, o aproveitamento da área frontal dos celulares aumentou para permitir que a tela ocupe mais espaço sem, no entanto, aumentar significativamente as dimensões físicas do aparelho.

Isso é possível graças à diminuição das bordas das telas e da implementação do famigerado notch, um entalhe que abriga a câmera frontal e, às vezes, sensores.

O efeito disso é a liberação de mais espaço útil para a tela. Se a tela tem mais espaço, pode exibir mais pixels. É daí que surgem as resoluções HD+ e full HD+. Uma tela HD+ nada mais é do que uma tela HD com alguns pixels a mais. O mesmo princípio vale para telas full HD+.

Você pode encontrar um smartphone com tela HD+ que corresponde a 1520 x 720 pixels, por exemplo, ou um visor full HD+ cuja resolução representa 2220 x 1080 pixels. A quantidade de pixels pode variar de dispositivo para dispositivo, mas sempre estará um pouco acima dos valores convencionais das resoluções HD e full HD.


Veja também:





Nenhum comentário

Comentários encerrados.