Como desativar a Charm Bar do Windows 8?

A Charm Bar do Windows 8 é uma das coisas mais irritantes da história dos Windows. Se puder me dizer como desativá-la, eu ficaria muito grato.

Filipe

Para quem não sabe, a Charm Bar é o nome da barra lateral do Windows 8, que só é visível quando o usuário aproxima o cursor do mouse do canto direito inferior/superior ou apertar, ao mesmo tempo, as teclas Windows e C. De fato, este recurso pode se mostrar como um empecilho para muita gente, como é o caso do Filipe.

A Charm Bar do Windows 8 (barra preta à direita)

A Charm Bar do Windows 8 (barra preta à direita)

Infelizmente, não existe nenhum meio de desativar completamente a Charm Bar (se houver, eu não consegui encontrar), mas há um procedimento que consegue diminuir a sua aparição eliminando a exibição de sua “prévia”, que exibe apenas os botões da barra, sem o fundo preto, quando o cursor do mouse se aproxima do lado direito da tela.

Devo ressaltar, no entanto, que esta não é, necessariamente, uma tarefa simples, uma vez que requer uma alteração no Registro do Windows. Por isso, desde já aviso que este procedimento deve ser feito com cuidado e por sua conta e risco.

Vamos lá: vá à tela Iniciar e digite regedit. O Windows mostrará a ferramenta regedit.exe. Clique nela. O sistema perguntará se você deseja autorizar o programa a realizar alterações no computador e você deve clicar em Sim. Em seguida, o Editor de Registro do Windows abrirá.

No lado direito do programa, faça o seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ ImmersiveShell. Dentro de ImmersiveShell, no lado direito, clique com o botão direito do mouse em um ponto vazio, selecione Novo e escolha Chave. Você deve nomear esta chave exatamente para EdgeUI.

Feito isso, vá nesta chave (ela aparecerá no lado esquerdo, dentro de ImmersiveShell), clique com o botão direito do mouse em um ponto vazio no lado direito, selecione Novo e escolha Valor DWORD (32 bits). Seu nome deve ser DisableCharmsHint.

Agora, clique com o botão direito em DisableCharmsHint (aparecerá no lado esquerdo), escolha Modificar e preencha o campo Dados do valor com o número 1. Pronto, agora basta fechar o Registro. Não é necessário reiniciar o computador.

Editando o Registro do Windows

Editando o Registro do Windows

Se o procedimento tiver sido feito corretamente, a Charm Bar só aparecerá quando você pressionar simultaneamente as teclas Windows e C ou levar o cursor do mouse para o canto direito inferior e, em seguida, movê-lo rapidamente para cima ou fazer o contrário, levando o cursor do canto direito superior para baixo.

Caso queira deixar tudo como estava antes, basta remover a entrada DisableCharmsHint ou alterar seu valor para 0.

Passo a passo retirado daqui.