YouTube: Viacom ameaça liberdade na internet

Em 2007, a Viacom acionou o YouTube judicialmente por entender que o site veicula vários vídeos de suas produções sem a devida autorização. O problema é que esses materiais são inseridos pelos próprios usuários, e a Viacom afirma que o Google nada ou pouco faz para impedir isso. A empresa se defende, dizendo que sempre responde adequadamente às reclamações dos proprietários de conteúdo veiculados no YouTube.

O processo bilionário que a Viacom – companhia que controla empresas como MTV e Comedy Central – move contra o YouTube pode pôr em risco a liberdade que centenas de milhares de usuários têm de compartilhar informação na internet, afirma o Google. Isso porque a empresa entende que responsabilizar os transmissores e os receptores desse material implica em limitar as ações dos usuários na Web.

A Viacom, no entanto, se mostra determinada em relação ao processo. A empresa alega inclusive que alguns de seus vídeos atingiram a marca de 1,5 milhão de visualizações e que os materiais apontados pela empresa na acusação representam apenas uma fração do total de vídeos veiculados ilegalmente no site.

Tudo indica que a disputa entre ambas as empresas ainda está longe de acabar…

Referência: Associated Press.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.