YouTube: mais de um bilhão de visualizações por dia

YouTube - 1 bilhãoHoje é dia de comemoração para todo o pessoal que trabalha no YouTube. Não é só porque o serviço está completando três anos de existência nas mãos do Google neste mês, mas também porque alcançou um feito e tanto: superou a incrível marca de um bilhão de vídeos visualizados por dia, em todo o mundo.

No blog do YouTube, Chad Hurley, um dos fundadores do serviço, atribuiu esse sucesso todo ao aumento da velocidade dos links de acesso à internet, que estão permitindo que conteúdo em streaming seja transmitido sem interrupções, fazendo com que os usuários vejam cada vez mais vídeos. No blog, Hurley também mencionou as preocupações iniciais do YouTube, demonstrando que os objetivos do serviço permanecem firmes até hoje:

– Vídeos devem carregar e reproduzir rapidamente;

– Vídeos curtos são vorazmente consumidos e são perfeitos para atender a uma grande variedade de conteúdo;

– Criação de conteúdo não é o nosso negócio, é o seu. Queríamos criar um lugar onde qualquer pessoa com uma câmera de vídeo, um computador e uma conexão à internet pudesse compartilhar sua vida, sua arte e sua voz com o mundo e, em alguns casos, viver disso.

É possível perceber que o crescente sucesso do YouTube se deve justamente pela manutenção dos princípios iniciais do serviço. Tanto é que esse é um dos poucos sites do Google que não contam com o padrão visual que claramente remete à maioria dos serviços da empresa.

Outro motivo é a preocupação com as necessidades atuais dos usuários: desde a sua aquisição pelo Google, o YouTube implementou uma série de melhorias, como aumento da qualidade dos vídeos, melhor organização do conteúdo e mais opções de compartilhamento. Ao Google, só resta mesmo encontrar uma forma de tornar o serviço rentável.

Referência: YouTube Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.