YouTube entra para o time de sites que oferecem encurtadores de URLs

Chegou a vez do YouTube lançar o seu próprio encurtador de URLs (endereços de sites). Agora, os usuários do serviço poderão divulgar links de vídeos aos seus amigos através do youtu.be. Como é de se esperar, só é possível utilizar endereços do próprio YouTube nesse encurtador.

Utiilizá-lo é muito fácil: se você quiser, por exemplo, enviar o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=pTF6IXlXEE8 para seus seguidores no Twitter, basta trocar o endereço http://www.youtube.com/watch?v= por http://youtu.be, ficando, em nosso caso, assim: http://youtu.be/pTF6IXlXEE8.

Se você utiliza a ferramenta de compartilhamento AutoShare do YouTube, os links serão divulgados automaticamente com encurtamento pelo youtu.be. O serviço se mostra especialmente interessante para usuários do Twitter, que contam com limite de 140 caracteres em suas mensagens. Além disso, também garante que o usuário que receber o link verá, de fato, um vídeo no YouTube e não um endereço falso que direciona para alguma atividade maliciosa.

* * *

Não é a primeira vez que a Google lança um encurtador de URLs: na semana passada, a empresa disponibilizou o serviço Goo.gl, que funciona, ao menos por enquanto, apenas através da Google Toolbar e do FeedBurner.

Referência: Youtube Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.