YouTube anuncia vídeos pagos e suporte ao padrão HTML5

O YouTube acaba de anunciar duas novidades interessantes: para começar, confirmou que irá disponibilizar vídeos pagos. Trata-se, na verdade, de uma forma de aluguel, onde o usuário pagará um pequeno valor para assistir filmes ou outro tipo de produção. A segunda novidade fica por conta do suporte ao padrão HTML5.

No caso dos vídeos pagos, o serviço começa a ser oferecido, oficialmente, amanhã (22/01/2010). Inicialmente, os usuários poderão ver cinco filmes do Sundance Festival, um evento de cinema independente, pelo valor de 3,99 dólares (os filmes ficarão disponíveis por 48 horas). A ideia poderá ser um canal de receita não só para o YouTube, mas também para produtoras independentes. Em breve, outros tipos de produção deverão ser oferecidos por esse meio.

Trailer de um dos filmes que serão disponibilizados no YouTube

Em relação ao suporte ao HTML5, o YouTube começou a testar um player nesse padrão. O HTML5 permite a disponibilização de conteúdo em áudio e vídeo sem que seja necessário utilizar tecnologias como Flash e Silverlight.

Para testar o YouTube com HTML5 o usuário deve acessar o link www.youtube.com/html5 e clicar em Join the HTML5 Beta (Entrar no HTML5 Beta). Depois disso, os vídeos serão visualizados em um player específico para HTML5. Note, no entanto, que o recurso só funciona nos seguintes navegadores: Chrome, Safari (versão 4) e Internet Explorer com Chrome Frame.

Referências: Official YouTube Blog [1] e [2], News Trends Today.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.