Yahoo! acusa Facebook de violação de patentes

Yahoo!Mais uma briga envolvendo patentes. Desta vez, os protagonistas da história são duas das mais importantes empresas da internet: o Yahoo! acusa o Facebook de violar de 10 a 20 de suas patentes e quer que a companhia fundada por Mark Zuckerberg pague por isso.

De acordo com o jornal The New York Times, as patentes estão relacionadas a diversas funcionalidades existentes no Facebook, como controle de privacidade, exibição de anúncios, mensagens instantâneas e personalização de páginas.

Representantes de ambas as empresas se reuniram nesta segunda-feira (27/02/2012) para tratar do assunto, mas não entraram em um acordo imediato: “o Yahoo! nos contatou ao mesmo tempo em que chamou o The New York Times, então não tivemos tempo de avaliar suas queixas”, disse Barry Schnitt, representante do Facebook.

O Yahoo! quer o Facebook pague licenças de uso das patentes em questão, a exemplo do que já fazem outras empresas, justificando “ter responsabilidade diante de acionistas, funcionários e outras entidades de proteger sua propriedade intelectual”. No entanto, pelo menos até o momento, nem mesmo o New York Times sabe os valores pretendidos pelo uso das patentes.

Se a companhia decidir ir aos tribunais contra o Facebook, não estará travando uma briga de “gigantes” pela primeira vez: em 2003, o Yahoo! processou o Google por patentes relacionadas a ferramentas de anúncios publicitários depois de comprar a Overture. A disputa foi finalizada em 2004, depois de o Google concordar em indenizar o Yahoo! com o fornecimento de 2,7 milhões de ações.

Referência: The New York Times.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.