Windows Azure já está disponível oficialmente no Brasil

Ilustração cloud computingDesde o dia 12 de abril (2010) que o mercado brasileiro já conta oficialmente com a plataforma de computação nas nuvens (cloud computing) Windows Azure e com o conjunto de soluções Business Productivity Online Suite (BPOS), da Microsoft. Ambos os serviços são hospedados nos datacenters da empresa.

O BPOS, cuja versão de testes estava disponível no Brasil desde novembro de 2009, também é baseado “nas nuvens” e é essencialmente formado pelas ferramentas Exchange Online, SharePoint Online, Office Live Meeting e Office Communications Online. “Estes serviços foram projetados para fornecer às empresas de todos os tamanhos comunicação com alta disponibilidade, segurança e gerenciamento simplificado de TI”, segundo o comunicado da companhia.

O Windows Azure, por sua vez, é uma plataforma para desenvolvimento, armazenamento e gerenciamento de serviços baseados em cloud computing. O interessante é que a solução não é composta apenas pelo sistema operacional em si, mas também pelo banco de dados relacional SQL Azure. Segundo a Microsoft, “o produto permite que desenvolvedores e gerentes de serviços façam o escalonamento vertical e horizontal de forma simplificada, sem procedimentos operacionais complexos. As empresas também não precisam se preocupar com a construção ou o gerenciamento de máquinas virtuais, atualização de sistemas operacionais e criação dos seus próprios sistemas de redundância”.

O BPOS tem preço inicial de 10 dólares por mês para cada usuário. Já o preço do Windows Azure é definido com base na medição de consumo dos serviços utilizados. Mais informações nos seguintes links:

www.microsoft.com/online/pt-br/default.mspx;
www.microsoft.com/brasil/windowsazure.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.