Windows 8 não terá suporte nativo a DVD e Blu-ray

À medida que nos aproximamos do lançamento oficial do Windows 8, mais detalhes sobre o sistema são revelados. Um dos mais recentes, no entanto, pode não agradar aos usuários: de acordo com Bernardo Caldas, diretor da divisão Windows Business Group, da Microsoft, o Windows 8 não reproduzirá DVD e Blu-ray de maneira nativa.

Windows 8 (Imagem por Microsoft)

Windows 8 (Imagem por Microsoft)

Já sabe que, cada vez mais, os consumidores estão preferindo obter filmes e outras produções em vídeo a partir de download ou streaming, fazendo as vendas de conteúdo em DVD e Blu-ray diminuírem praticamente na mesma proporção. Este cenário é consequência direta do crescente número de conexões banda larga em várias partes do mundo. E a Microsoft se apoia justamente neste ponto para tomar a referida decisão.

Na visão da empresa, uma vez que a reprodução de DVD e Blu-ray se torna cada vez menos uma necessidade, a ausência de suporte nativo poderá diminuir os custos com licenças de codecs, refletindo diretamente no preço do Windows 8, embora a companhia não tenha deixado claro em quanto.

O usuário que quiser reproduzir DVD ou Blu-ray em seu computador terá duas opções: instalar softwares de terceiros que incluem os codecs necessários para isso (muitos dos quais gratuitos) ou apelar para um pacote de expansão da própria Microsoft. Neste último caso, os usuários do Windows 8 poderão contar com o Pro Pack, enquanto que usuários do Windows 8 Pro poderão adquirir o Media Center Pack. Estes pacotes permitirão não somente a reprodução de DVD e Blu-ray, como também incluirão codecs para sintonização de TV digital, por exemplo.

Ainda não se sabe se estas opções serão disponibilizadas junto com o lançamento do Windows 8, tampouco quais preços terão.

Referência: Building Windows 8.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.