WHATWG quer que o padrão HTML5 seja chamado apenas de… HTML!

O WHATWG (Web Hypertext Application Technology Working Group), um dos grupos envolvidos com o padrão HTML, publicou recentemente um texto em seu blog oficial onde afirma que a prática de atribuir números a novas versões de linguagens ou especificações é coisa do passado. O “recado” é válido diretamente para o HTML5, que deveria então ser chamado apenas de “HTML”.

De acordo com o texto, cujo título traduzido é “HTML é o novo HTML5”, o padrão HTML deve ser tratado com uma coisa que evolui, mas que não deve mudar de nome, já que é um conjunto de especificações que está sempre presente e apenas sofre atualizações.

O WHATWG já começou a adotar essa ideia, obviamente, mas muito provavelmente não conseguirá convencer o mercado a fazer o mesmo. A própria W3C  (World Wide Web Consortium), a entidade mais importante nessa história toda, não só continuará utilizando número de versão como também já lançou um logotipo oficial para o HTML5 cuja ênfase está justamente na numeração, como mostra a imagem abaixo:

Logotipo HTML5

O texto do WHATWG sobre o assunto pode ser lido em blog.whatwg.org/html-is-the-new-html5 (em inglês).

Referência: CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.