Western Digital pode estar trabalhando em HD de 20.000 RPM

De acordo com alguns sites de tecnologia, a Western Digital pode estar desenvolvendo um HD capaz de trabalhar à taxa de 20.000 RPM (rotações por minuto). Atualmente, o padrão de mercado é de 7.200 RPM, embora seja cada vez mais comum encontrar discos rígidos que trabalham a 10.000 RPM.

Aparentemente, a intenção da Western Digital é a de manter o segmento de discos rígidos forte perante o crescente mercado de dispositivos de armazenamento SSD (Solid-State Drives), que tem como um de seus atrativos o acesso rápido às informações. Com um HD a 20.000 RPM, a velocidade de acesso aos dados armazenados se torna significantemente mais rápida. Aliando isso à alta capacidade de armazenamento dos HDs, cria-se uma condição favorável de disputa de mercado.

A Western Digital ainda não confirmou se está mesmo trabalhando nesse HD, por outro lado, também não desmentiu a informação. Se estiver mesmo desenvolvendo esse dispositivo, é possível que a empresa adote a mesma técnica aplicada aos modelos atuais da linha VelociRaptor: inserir discos de 2,5″ em carcaças de 3,5″ para diminuir o ruído gerado pela alta rotação.

Referência: Slashdot.