Western Digital anuncia linha de unidades SSD SiliconEdge Blue

É a velha máxima que diz que “se não pode vencê-los, junte-se a eles”: a Western Digital, tradicional fabricante de discos rígidos, anunciou recentemente o lançamento da linha de unidades SSD de 2,5 polegadas SiliconEdge Blue, a primeira desenvolvida totalmente pela empresa (com exceção para o controlador, aparentemente criado pela JMicron).

Os primeiros modelos da linha utilizam interface SATA 3.0 e estão disponíveis com capacidades de 64, 128 e 256 GB. A taxa de leitura de dados é de até 250 MB por segundo e a de escrita, de até 170 MB por segundo. Todas as unidades contam com 64 MB de memória DDR2 como buffer. Os dispositivos também contam com tecnologias como TRIM e NCQ, que melhoram o desempenho das unidades.

SiliconEdge Blue de 256 GB - Imagem por Western Digital
SiliconEdge Blue de 256 GB – Imagem por Western Digital

Unidades SSD são atraentes porque ocupam pouco espaço físico, consomem menos energia e oferecem boas taxas de leitura e gravação de dados, mas têm um problema: o preço elevado. Com a linha SiliconEdge Blue não é diferente: o modelo de 64 GB tem preço sugerido de 279 dólares; o de 128 GB, 529 dólares; e o de 512 GB, 999 dólares (preços para os Estados Unidos).

Vale frisar que a Western Digital já possui a linha de unidades SSD SiliconDrive, mas esta é oriunda da SiliconSystems, que foi comprada pela companhia em 2009.

Referências: Western Digital, TechSpot.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.