Venda de smartphones cresce 50% em 2010
É o que indica um levantamento feito pela Strategy Analytics, divulgado no final de abril (2010). A entidade comparou as vendas de smartphones no mundo todo no primeiro trimestre de 2009 com o mesmo período de 2010. O aumento de 50% nas vendas representa a maior taxa de crescimento dos últimos três anos.
De acordo com a pesquisa, cerca de 54 milhões de smartphones foram distribuídos no período, representando 18% do total de telefones celulares comercializados no trimestre. Os aparelhos da Nokia e da Apple foram a preferência dos consumidores, com os produtos da RIM (linha BlackBerry) vindo logo em seguida.
Nokia é a líder do segmento
No trimestre, a participação da Apple nesse mercado subiu de 10,6% para 16,4% no período, enquanto a líder Nokia pulou de 38,2% para 40%. A RIM teve uma pequena queda, passando de 20,3% de participação para 19,7%. Apesar do volume de vendas expressivo, a finlandesa Nokia não está, necessariamente, comemorando: é que o preço médio de seus aparelhos caiu 17% em um ano, valendo cerca de 205 dólares, quase um terço do valor estimado para os dispositivos da linha iPhone.
De qualquer forma, as expectativas para o mercado como um todo são bastante promissoras, segundo a Strategy Analytics. Os subsídios oferecidos pelas operadoras de telefonia e a competição tecnológica de plataformas como Symbian e Android manterão esse mercado aquecido por um longo tempo.
Aqui no InfoWester você pode conferir uma seleção de dicas para escolher um smartphone.