Usuários do Facebook agora podem obter cópia de mais dados de sua conta

FacebookEstima-se que o Facebook tenha, atualmente, cerca de 800 milhões de usuários, mas, destes, provavelmente uma minoria sabe que é possível obter uma cópia de vários dados referentes à sua conta. Isso não só é possível – o recurso foi disponibilizado em 2010 –, como teve os tipos de dados disponíveis para download ampliados recentemente.

Até então, o usuário podia baixar uma cópia de dados como fotos, publicações, notas, eventos e mensagens existentes em seu perfil, além de conversas de chat e lista de amigos. Agora, também será possível obter uma lista de suas solicitações de amizades e a relação de todos os endereços IP utilizados para o acesso à sua conta.

Para fazer download destes dados, tudo o que usuário precisa fazer é ir à seta existente ao lado do botão “Página inicial” no canto direito superior, escolher “Configurações da conta” e, no final da página, clicar em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”. É válido frisar, no entanto, que este recurso não permite a obtenção de mensagens e atualizações publicadas em contas de outras pessoas ou de fotos de amigos onde o usuário foi marcado.

Este recurso foi disponibilizado em 2010 como parte dos esforços do Facebook de diminuir acusações e problemas legais referentes à privacidade de seus usuários. Ao fazer download de seus dados, o usuário pode eliminar sua conta, mas guardar as informações armazenadas nela, por exemplo. O problema é que muitos consideravam a ferramenta incompleta, o que pode ter motivado a sua recente ampliação por parte do Facebook.

De acordo com a comunicado da empresa (em inglês), a atualização desta ferramenta começou a ser oferecida de maneira gradativa aos usuários e, futuramente, deverá contemplar outras categorias de dados.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.