União Europeia encerra processo antitruste contra a Microsoft

A União Europeia decidiu, por meio da Comissão Europeia, arquivar de vez o processo antitruste que movia contra a Microsoft. A empresa estava sendo acusada de promover práticas monopolistas ao distribuir o navegador Internet Explorer junto ao Windows, o que poderia estar prejudicando a adoção de browsers concorrentes, como o Opera e o Mozilla Firefox.

O que ajudou nessa decisão foi o fato de a Microsoft ter concordado em oferecer meios mais fáceis para que os usuários possam escolher que navegadores instalar e usar. Para isso, utilizadores das versões XP, Vista e 7 do Windows receberão uma atualização de software que exibirá uma janela (que ficou conhecida como “ballot screen”) onde será possível selecionar os navegadores desejados.

Navegadores

Com o acordo, a Comissão Europeia não só finaliza o processo contra a Microsoft, como também evita que a empresa tenha que lidar com mais uma multa pesada. Isso só poderá acontecer agora se a companhia descumprir alguma parte do acordo, que terá validade de pelo menos cinco anos. Neste caso, o valor da multa está estimado em 10% do faturamento anual da empresa.

Vale frisar que as versões do Windows com “ballot screen” estarão disponíveis apenas na Europa.

Referência: NYTimes.com.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.