Ubuntu poderá rodar também em tablets e smartphones

O Ubuntu é, há tempos, a distribuição Linux mais utilizada em PCs. Mas Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, companhia responsável pela distribuição, quer mais: em uma entrevista dada recentemente ao site ZDNet, o executivo revelou ter planos de fazer o Ubuntu chegar a tablets, smartphones e até “smart TVs”.

Se os planos de Shuttleworth se confirmarem, os primeiros dispositivos dos tipos mencionados a contarem com o Ubuntu deverão chegar ao mercado no segundo trimestre de 2012. No entanto, somente em 2014 é que a plataforma deverá estar totalmente apta para isso.

Para “preparar o terreno”, Shuttleworth disse manter conversas com possíveis fabricantes há pelo menos 18 meses, embora não tenha mencionado quais sãos estas empresas.

Quando questionado sobre como pretende atuar em um segmento dominado pelas plataformas Android e iOS, o executivo disse que “o mercado de dispositivos é muito competitivo e dinâmico, com obstáculos podendo surgir [diante destas plataformas], portanto, Ubuntu e Windows ainda podem ser uma força real”.

Um destes possíveis obstáculos é a aquisição da Motorola Mobility pelo Google, que poderá fazer com que empresas como Samsung e HTC se afastem da plataforma Android.

Mark Shuttleworth deverá se pronunciar oficialmente sobre o assunto no evento Ubuntu Developer Summit 2011, que acontece entre hoje (31 de outubro) e 04 de novembro em Orlando, Estados Unidos.

Referência: ZDNet.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.