Twitter força troca de senha de parte dos usuários do serviço

Ilustração de caixa de loginVários usuários do Twitter se viram obrigados, recentemente, a trocar sua senha de acesso ao serviço. De acordo com o blog de status do Twitter, a medida faz parte de uma ação de segurança contra uma suposta captura de senhas de vários usuários da ferramenta.

Segundo a nota publicada, o problema foi percebido quando um conjunto de determinadas contas teve um aumento muito grande no número de seguidores em um curto espaço de tempo. Esses seguidores aparentemente utilizavam determinados sites de torrents ou fóruns com falhas de segurança que permitem acesso a dados de login dos participantes. Em muitos dos casos onde a coleta de informações foi bem sucedida, percebeu-se que os usuários utilizavam a mesma senha para outros serviços, incluindo o Twitter.

Mais claramente, o que teria acontecido é que um indivíduo mal-intencionado criou sites de torrents que exigiam login. Depois, esses serviços foram vendidos a terceiros (pessoas aparentemente idôneas) contendo “portas secretas” para permitir acesso aos dados dos usuários. Além disso, a referida pessoa muitas vezes redirecionava as tentativas de login em alguns desses sites para outro local no intuito de obter informações sigilosas.

Por esse motivo, é extremamente importante utilizar senhas bem elaboradas em serviços na internet, assim como trocá-las regularmente. Aqui no InfoWester é possível acessar um conjunto de dicas para criar senhas seguras.

Referência: Twitter Status.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.