TV paga chega a 50 milhões de usuários no Brasil – Anatel cobra melhorias nos serviços

Imagem ilustrativa: controle remotoUm levantamento divulgado recentemente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que as empresas de TV por assinatura no Brasil já atendem a mais de 50 milhões de usuários no Brasil. O mês de agosto de 2012 terminou com quase 15 milhões de assinaturas no país, 30% a mais que no mesmo período do ano passado. Mas nem tudo são flores: as queixas contra estes serviços aumentaram consideravelmente nos últimos meses, o que fez a Anatel exigir melhorias.

De acordo com a entidade, 7.239 reclamações contra serviços de TV foram registradas em julho de 2011.  Em julho de 2012, este número foi de 14.851 queixas, ou seja, um aumento de mais de 100%. Os problemas mais relatados foram cobranças indevidas, dificuldade de cancelamento de contrato, problemas com reparos ou instalação e atendimento deficiente ao consumidor.

Por conta disso, a Anatel realizou uma reunião com representantes das operadoras Oi, Sky, GTV, Embratel e NET nesta quinta-feira (27/09/2012) para cobrar esclarecimentos. Estas empresas têm até 30 dias a partir desta data para entregar um plano de melhorias em seus serviços.

A operadora que mais obteve reclamações é a Oi, com média de 2,14 queixas para cada mil assinantes. Em seguida vem Sky (1,5), TVA (1,24), Telefônica/Vivo (0,87), Via Embratel/Claro (0,85) e NET (0,72), todas acima da meta determinada para o setor, de até 0,65 reclamações para cada mil assinaturas.

Na opinião de especialistas em direitos do consumidor, as cobranças da Anatel são bem-vindas, mas a entidade deveria ter agido antes. “Imagina quando as reclamações ultrapassam os 100%. Isso mostra que as empresas aumentam a oferta mas não mantêm a qualidade do serviço”, complementa Veridiana Alimonte, advogada representante do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Referências: Anatel, Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.