Tetris pode ser um aliado no tratamento de “olho preguiçoso”

TetrisAlém de ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico, o popular jogo Tetris pode ser também um importante aliado no tratamento da ambliopia, condição oftalmológica que, no Brasil, também é conhecida como “olho preguiçoso” ou “olho vago”. É o que aponta um estudo conduzido por pesquisadores da universidade de McGill, no Canadá.

Na ambliopia, um dos olhos da pessoa apresenta redução da acuidade visual, sem que, na maioria dos casos, haja alguma alteração no globo ocular – o problema, em poucas palavras, costuma estar relacionado à “transmissão” da imagem para o cérebro.

A ambliopia é relativamente comum entre as crianças e, para estes casos, o tratamento normalmente envolve uma combinação de óculos, colírio e a colocação de um “tampão” no olho saudável para estimular o olho comprometido. Em adultos, entretanto, o tratamento é mais difícil e é neste ponto que o Tetris pode se mostrar como uma opção viável.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores realizaram um teste com 18 pacientes que sofrem de olho vago. Metade deles jogaram Tetris usando um tipo de óculos que faz com que um olho veja apenas as peças que estão caindo e, o outro, somente os blocos já alocados. O outro grupo, por sua vez, jogou Tetris com a técnica de tampar o olho saudável.

Depois de duas semanas, constatou-se que o primeiro grupo apresentou melhorias mais significativas. A explicação, de acordo com os pesquisadores, está no fato de o Tetris “exigir” que os dois olhos trabalhem de maneira conjunta para que o cérebro consiga interpretar as imagens de maneira mais eficiente. Assim, o estímulo acaba sendo mais eficaz do que simplesmente “forçar” o olho com ambliopia a trabalhar sozinho.

Novos testes serão realizados para comprovar a eficiência do Tetris. De qualquer forma, é válido frisar que não é primeira vez que um jogo é sugerido para este fim: em 2011, pesquisadores da universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, já haviam publicado um estudo relacionando videogames com o tratamento de ambliopia.

Referência: CNET News.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.