Tesouro Nacional investirá 3,5 bilhões de reais no Plano Nacional de Banda Larga

ADSLO governo federal divulgou recentemente a informação de que investirá inicialmente 3,5 bilhões de reais no Plano Nacional de Banda Larga. Durante os três primeiros anos, a começar por 2011, esse dinheiro será direcionado à construção e à ativação dos backbones, isto é, das redes principais da estrutura de comunicação, e posteriormente às redes hierárquicas, chamadas backhauls.

A notícia foi divulgada por Rogério Santanna, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, que disse também que, depois desse investimento, “o negócio se tornará rentável e passará a se autofinanciar”. O aporte do governo, no entanto, pode chegar a 6 bilhões de reais.

No último dia 28, o secretário participou de uma reunião na Câmara dos Deputados para debater as chances de reativação da Telebras para que esta atue como gestora do Plano Nacional de Banda Larga. Há também a possibilidade de criação de uma nova empresa estatal para essa finalidade.

Para quem desconhece, o Plano Nacional de Banda Larga é uma proposta que tem o objetivo de levar acesso à internet por conexões banda larga a todos os municípios brasileiros utilizando redes de fibra óptica já existentes no país, mas que se encontram em desuso, e complementar o projeto com a ampliação da estrutura, considerando inclusive a possibilidade de se utilizar redes de telefonia móvel para atingir áreas mais afastadas de grandes centros urbanos.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.