Telefônica e TIM estão entres as mais reclamadas no PROCON-SP em 2009

Imagem ilustrativa de telefoneA Fundação PROCON-SP divulgou recentemente o ranking das empresas que mais receberam reclamações em 2009. A entidade faz questão de frisar que apenas queixas fundamentadas, isto é, onde os reclamantes comprovaram que seus problemas não foram solucionados, é que receberam consideração no relatório.

Um fato importante de se notar é que a maioria das dez empresas mais reclamadas em 2008 permanece entre as primeiras colocadas no ranking de 2009, havendo uma ou outra mudança de posição. Nos dois anos, Telefônica e Banco Itaú ocuparam, respectivamente, a primeira e a segunda colocação. De maneira geral, as companhias de telecomunicações continuam sendo as que mais causam transtornos aos clientes, com mais de 45% das queixas.

Ranking de 2008:

  1. Telefônica;
  2. Itaú;
  3. TIM;
  4. Unibanco;
  5. Brasil Telecom;
  6. Embratel;
  7. Gradiente;
  8. Bradesco;
  9. Eletropaulo;
  10. Sony Ericsson.

Ranking de 2009:

  1. Telefônica;
  2. Itaú;
  3. Eletropaulo;
  4. Sony Ericsson;
  5. TIM;
  6. Claro;
  7. Bradesco;
  8. Unibanco;
  9. Banco IBI – C&A;
  10. Embratel.

Na área de informática, chama a atenção uma observação feita pelo PROCON-SP em relação à empresa Microcamp, que recebeu 436 queixas em 2009 contra 90 reclamações em 2008: “A empresa aborda diretamente pais e alunos (em geral, de condição sócio-econômica vulnerável), por telefone, nas ruas, shoppings, com informação de concessão de bolsa de estudos. Entretanto, a oferta é mero atrativo para a venda de material didático na sede da empresa, onde o consumidor acaba por assinar contrato de prestação de serviços (curso) e aquisição de livros. A assinatura do contrato acaba por encerrar uma verdadeira “armadilha”, sem a possibilidade de devolução dos produtos e previsão de multa para rescisão do contrato relativo ao curso”.

Para ter acesso completo ao relatório do PROCON, basta acessar este arquivo (em PDF).

Referência: PROCON-SP.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.