Tecnologia ReRAM pode substituir memória Flash NAND no mercado

Graças à tecnologia Flash NAND, uma série de dispositivos portáteis, como tocadores de áudio, smartphones e netbooks podem contar com uma generosa capacidade de armazenamento de dados. No entanto, uma nova tecnologia pode estar prestes a ocupar este espaço: a ReRAM.

Desenvolvida pelas japonesas Elpida Memory e Sharp, a tecnologia ReRAM se destaca por consumir menos energia e por ser cerca de 10 mil vezes mais rápida que as memórias Flash NAND em operações de escrita e leitura de dados. Tal característica pode permitir, por exemplo, carregamento mais rápido do sistema operacional quando o computador for ligado ou execução quase instantânea de vídeos pesados, por exemplo.

Como a tecnologia ainda não está completamente pronta, é difícil saber se os custos de produção de dispositivos ReRAM serão mais ou menos vantajosos que a fabricação de memórias Flash NAND. Todavia, esse novo tipo de memória parece mesmo ser promissor. Prova disso é que o National Institute of Advanced Industrial Science and Technology, a Universidade de Tóquio e outras empresas do ramo deverão se juntar ao projeto para acelerar  e aperfeiçoar o desenvolvimento da tecnologia.

A expectativa é a de que a produção de ReRAM comece a acontecer em larga escala a partir de 2013, no entanto, isso dependerá não só das empresas envolvidas, mas também do mercado, uma vez que outras tecnologias semelhantes estão em desenvolvimento, como a PRAM e a MRAM, além da própria memória Flash NAND, que pode passar por evoluções. Diante desse cenário, só o tempo dirá qual tecnologia será a preferida da indústria.

Referências: IndustryWeek, The Inquirer.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.