Symbian sobrevive: Nokia anuncia mais três smartphones com o sistema

A Nokia anunciou hoje, durante o evento Nokia World, que acontece em Londres, três novos modelos de smartphones: C6-01, C7 e E7. Todos rodam a versão mais recente do sistema operacional que a companhia mantém: o Symbian^3.

O Nokia C6-01 se destaca por possuir tela capacitiva AMOLED de 3,2 polegadas complementada com a tecnologia ClearBlack, que permite melhor visualização da tela em ambientes claros. Em contrapartida, não contém teclado. É equipado também com 240 MB de memória interna, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, 3G, entrada microUSB, leitor de cartão microSD, GPS, câmera de 8 megapixels capaz de gravar vídeos a 720p e Flash LED duplo.

C6-01 – Imagem por Nokia

C6-01 – Imagem por Nokia

Quanto ao Nokia C7, este é um modelo direcionado a utilizadores frequentes de redes sociais, pois já vem com aplicativos para serviços como Twitter e Facebook, por exemplo. Conta com tela capacitiva AMOLED de 3,5 polegadas, 8 GB de memória interna, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, 3G, entrada microUSB, leitor de cartão microSD, GPS e câmera de 8 megapixels.

C7 – Imagem por Nokia

C7 – Imagem por Nokia

O modelo Nokia E7, por sua vez, conta com tela tela capacitiva AMOLED de 4 polegadas com resolução de 640×360 pixels. Esta versão possui teclado QWERTY retrátil e oferece também 16 GB de memória interna, Wi-Fi, Bluetooth 3.0, 3G, entrada microUSB, leitor de cartão microSD, GPS, câmera frontal para videoconferência, câmera traseira de 8 megapixels capaz de gravar vídeos a 720p e Flash LED duplo. O Nokia E7 também se destaca por possuir um tipo de conector HDMI. Este aparelho é mais indicado para o mercado corporativo.

E7 – Imagem por Nokia

E7 – Imagem por Nokia

É inegável que, no aspecto do hardware, os três smartphones oferecem configurações bastante razoáveis. O “calcanhar de Aquiles” fica por conta do sistema operacional: a Nokia vem sendo criticada pelo fato de o Symbian estar sendo deixado para trás por plataformas como iOS (iPhone) e Android. A experiência do usuário e o desenvolvimento de aplicativos, por exemplo, são fatores muito mais positivos nestes sistemas operacionais. Nem a versão mais recente, o Symbian^3, consegue escapar do olhar desconfiado do mercado…

Todos os modelos devem ser lançados até o final do ano na Europa, com preços sugeridos de 260 (C6), 495 (E7) e 335 euros(C7). Ainda não há informação de lançamento para o mercado brasileiro.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.