Symbian agora é um sistema operacional de código aberto

SymbianA Symbian Foundation divulgou recentemente que o sistema operacional Symbian, amplamente utilizado em smartphones da Nokia e de outros fabricantes, teve o seu código-fonte liberado. Com isso, o Symbian entra para o seleto time de sistemas operacionais abertos, se colocando ao lado de projetos como Android e Palm WebOS.

Em junho de 2008, a Nokia anunciou a compra da Symbian, empresa responsável pelo sistema operacional que levava o seu nome. Na ocasião, a fabricante decidiu direcionar o desenvolvimento e a manutenção do sistema à Symbian Foundation, uma organização criada na mesma época e formada por empresas como LG, Samsung, Sony Ericsson, AT&T e, claro, a própria Nokia.

A organização foi montada justamente para tornar o Symbian um projeto de código-aberto. Com isso, o sistema pode “ganhar fôlego” para competir com outras plataformas, uma vez que, pelo menos teoricamente, a liberação de seu código atrairá desenvolvedores e gerará incentivos para que mais empresas disponibilizem aparelhos com o sistema.

Para facilitar a criação de aplicativos para a plataforma, a Symbian Foundation disponibiliza aos desenvolvedores interessados o Kernel Taster Kit.

Mais informações sobre o Symbian no site symbian.org.

Referências: OS News, Symbian Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.