Surpresa: Microsoft aparece na lista das empresas que mais contribuem com o Linux

Talvez nem a própria empresa estivesse esperando por isso, mas a Linux Foundation divulgou recentemente a lista dos maiores maiores contribuidores com desenvolvimento do kernel Linux e, por incrível que pareça, a Microsoft aparece entre os vinte primeiros, mais precisamente, na posição de número 17.

De acordo com o relatório, a participação da Microsoft corresponde a pouco mais de 1% de todas as contribuições efetuadas ao Linux entre as versões 2.6.36 (lançada em outubro de 2010) e a versão 3.2 (disponibilizada em janeiro de 2012). De certo que há outras empresas com participações maiores, como Google, Intel e IBM, mas mesmo assim a presença da Microsoft não deixa de ser relevante.

O vídeo a seguir explica de maneira ilustrada como o desenvolvimento do Linux é feito (em inglês):

Apesar da surpresa, o envolvimento da Microsoft em iniciativas de código aberto não é novidade. Há tempos que a companhia contribui com determinados projetos do tipo, tudo para garantir a interoperabilidade entre outras plataformas e seus produtos, uma decisão muito mais sensata do que simplesmente atacar um modelo de negócio “rival”, como aconteceu em sua história.

Curiosamente, a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, uma das mais populares distribuições Linux da atualidade, foi questionada por colaborar muito pouco com o kernel. Em relação a este aspecto, Mark Shuttleworth, fundador da empresa, explicou que isso acontece porque o foco da Canonical está no desenvolvimento de recursos para os usuários finais.

O relatório completo da Linux Foundation está disponível em go.linuxfoundation.org/who-writes-linux-2012 (em inglês e formato PDF).

Referências: The Linux Foundation, ZDNet.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.