Surpresa do dia: Twitter ganha nova interface

O Twitter reservou uma grande surpresa para seus usuários nesta quinta-feira (08/12/2011): as versões para Web, Web móvel, Android e iOS (iPhone) do serviço ganharam uma repaginada considerável no visual!

Nova interface – Imagem por Twitter

Nova interface – Imagem por Twitter

As mudanças foram mais impactantes na versão Web, cuja principal alteração está na coluna de informações adicionais (trend topics, número de seguidores, entre outros): esta agora aparece no lado esquerdo em vez do direito, como vinha sendo feito até então.

Para ver interações com outros usuários, como retweets, mensagens “favoritadas” e respostas, o usuário precisa agora clicar no botão @Connect (@Conectar) na barra do topo, que aparece entre os botões Home (Início) e #Discover (@Descubra), mostrando claramente uma tentativa de simplificar o serviço como um todo.

Outra mudança perceptível – e que certamente será bem recebida – é a exibição de fotos e vídeos, que passa a ser feita na coluna de tweets. Antes, a exibição ocorria na coluna da esquerda.

De maneira geral, a interface do Twitter ficou mais simples e amigável. O que pode causar estranheza é a sensação de “aperto” por quem estava acostumado com o espaço bem distribuído da interface anterior e a já mencionada coluna complementar colocada à esquerda.

É possível obter mais detalhes sobre o novo visual em fly.twitter.com. Neste endereço, o Twitter dá uma dica para quem ainda está com a interface anterior: basta acessar o serviço utilizando a versão mais recente (lançada hoje) do Twitter para Android ou para iOS que o novo layout será liberado na versão Web. Usuários que não utilizam nenhuma destas plataformas ou que não obtiverem sucesso com este truque precisam apenas aguardar, pois a atualização está sendo feita de maneira gradativa.

Atualização (19h10): o aplicativo TweetDeck para Windows e Mac O X também ganhou uma nova versão (a ferramenta foi adquirida pelo Twitter em maio de 2011). Curiosamente, o programa agora exige que o usuário crie uma conta exclusivamente para utilizá-lo. Agradecimentos ao leitor Gabriel Barros pelo aviso.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.