Sun: indústria precisa estabelecer padrões para o mercado de SSD

“As empresas que trabalham no mercado de unidades SSD (Solid-State Drive) precisam se unir para criar uma organização que defina padrões à tecnologia”, é o que afirmou Michael Cornwell, responsável pela divisão de memória flash da Sun Microsystems.

Segundo Cornwell, a indústria não tem parâmetros unificados que permitam ao mercado medir o rendimento e a capacidade das unidades SSD, algo que pode não ser muito bom para esse novo segmento. A criação de uma organização específica para o estabelecimento de padrões poderia ajudar os usuários a medir aspectos de utilização de unidades SSD, por exemplo, o rendimento desses dispositivos diante dos tradicionais discos rígidos.

Cornwell reconhece que a indústria de armazenamento de dados sempre se baseou no custo por gigabyte. Esse é um ponto de desvantagem das unidades SSD, já que estas são mais caras, se comparadas a outros meios de armazenamento. Por essa razão, é importante contar com parâmetros que permitam medir o rendimento das unidades SSD, pois essa característica é o forte da tecnologia.

Aparentemente, a Sun já está conversando com algumas empresas para a criação de uma organização voltada para esse fim. Serve como exemplo a IDEMA (International Disk Drive Equipment and Materials Association), entidade que estabeleceu padrões que são muito utilizados pela indústria de discos rígidos.

Referência: InfoWorld.

Emerson Alecrim





Nenhum comentário

Comentários encerrados.