Suécia testa a conexão mais rápida do mundo: 120 Gb/s!

Já imaginou ter em sua casa uma conexão de 120 Gb/s? Uma velocidade desta não é realidade em nenhum lugar do mundo, ou melhor, não era: é que a Cisco, em parceria com a operadora Telia, está testando um link com esta capacidade no evento DreamHack Winter 2011, que acontece até o próximo dia 27, na Suécia.

DreamHack Winter 2011 - 120 Gbps

Para realizar este feito, a Telia instalou um cabo de fibra óptica de aproximadamente 300 km que liga a cidade de Jönköping (onde está acontecendo o evento) a Estocolmo, enquanto que a Cisco contribuiu com dois poderosos roteadores CRS-3. Graças a isso, todos os participantes do DreamHack Winter podem testar a conexão.

A velocidade é tão alta que, teoricamente, 750 mil pessoas podem utilizar o link ao mesmo tempo sem enfrentar lentidão. Calculando “por cima”, um link de 120 Gb/s pode permitir downloads à taxa de 15 gigabytes por segundo!

Se a experiência for bem-sucedida, a conexão superará o recorde anterior do evento, que foi de 20 Gb/s.

Referência: DreamHack Winter.

3 comentários em “Suécia testa a conexão mais rápida do mundo: 120 Gb/s!”

  1. A abreviatura correcta de gigabits por segundo pela norma internacional é Gb/s. 😎

    “Gbps” é a notação utilizada apenas por norte-americanos (significaria gigabit picossegundo na norma internacional) e gente que abusa do Google Translator. Mais cuidado: p é pico e 95% do mundo deveria utilizar a barra de divisão. 😉

Os comentários estão fechados.