Sony anuncia o Next Gaming Portable, seu novo console portátil

A Sony anunciou oficialmente hoje (27/01/2011) o seu mais novo console portátil, o Next Gaming Portable (NGP), que surge com a missão de substituir o PlayStation Portable (PSP) e, claro, fazer frente à mais recente novidade da concorrência no segmento: o Nintendo 3DS.

O NGP tem o formato que popularizou o PSP, com uma generosa tela retangular, que neste caso possui tecnologia OLED, tamanho de 5 polegadas, resolução de 960×544 pixels e sensibilidade ao toque. De acordo com a Sony, um dos maiores atrativos do aparelho será a sua capacidade gráfica, com imagens que podem chegar perto da qualidade oferecida pelo PlayStation 3. Para isso, o NGP contará com processador quad core ARM Cortex A9 e GPU PowerVR SGX543MP4+.

Next Gaming Portable - Imagem por Sony

Next Gaming Portable – Imagem por Sony

O console também se destaca em relação aos controles. O dispositivo possui um botão analógico a mais quando comparado ao PSP e oferece um touchpad praticamente do tamanho da tela na parte de trás. Além disso, disponibiliza uma câmera digital frontal e outra traseira, Wi-Fi 802.11n, 3G, GPS e acelerômetro.

Para armazenar os jogos, a Sony decidiu abandonar os discos UMD e seguir a fórmula da Nintendo: utilizar um tipo proprietário de cartão de memória, ainda não revelado. Mas, embora a companhia ainda não tenha dado muitos detalhes, o usuário também poderá fazer download de jogos a partir da internet.

No quesito conectividade, a empresa promete fazer bonito: anunciou dois sistemas para isso, Near e LiveAir. O primeiro é uma espécie de rede social baseada em geolocalização, permitindo que o usuário encontre jogadores próximos para se comunicar e realizar disputas ou mesmo verificar a localização de seus amigos. O LiveAir, por sua vez, é uma rede que lembra o Xbox LIVE, permitindo ao jogador encontrar informações sobre jogos, baixar títulos, entre outros.

Next Gaming Portable - Imagem por Sony

Parte traseira do Next Gaming Portable – Imagem por Sony

A Sony ainda não definiu uma data de lançamento, mas espera disponibilizar o Next Gaming Portable  no final do ano. Até lá, o portátil também poderá ganhar um novo nome, já que, aparentemente, o atual é provisório.

Referências: Sony, Kotaku.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.