Skype já responde por 12% das chamadas internacionais

SkypeDados divulgados recentemente pela TeleGeography mostram que o Skype já é responsável por 12% das chamadas internacionais realizadas em todo o mundo. Não é por menos: os custos das ligações efetuadas pelo serviço são muito menores quando comparados aos preços praticados pelas operadoras de telefonia móvel e fixa.

De acordo com a TeleGeography, o número de ligações internacionais cresceu anualmente em uma média de 15% nos últimos 25 anos, mas essa taxa tem sido cada vez menor. Para efeitos comparativos, em 2008 foram registrados cerca de 376 bilhões de minutos em chamadas internacionais e, em 2009, esse número não foi muito maior: 406 bilhões.

Por outro lado, com o Skype a história é bem diferente: a empresa registrou crescimento de 51% no uso de sua rede em 2008 e estima-se que esse número tenha sido de 63% em 2009. Isso torna o Skype o maior serviço internacional de comunicação por voz, segundo a TeleGeography.

Embora a maior parte dos usuários ainda use o Skype no computador – neste caso, as conversações são gratuitas -, cada vez mais pessoas o utilizam em telefones móveis. Alguns aparelhos até já oferecem o programa de maneira pré-instalada. No caso de chamadas de Skype para Skype, não há cobrança do serviço. No entanto, caso o usuário queira fazer ligações do Skype para telefones fixos, deve optar por comprar créditos ou assinar um plano de pagamento mensal.

Apesar dos números animadores, o Skype não tem tido o mesmo desempenho em termos financeiros: em 2008, a receita da empresa foi de 551 milhões de dólares. A companhia espera dobrar esse número em dois anos. Pouco, se levarmos em conta que o Skype tem, atualmente, cerca de 520 milhões de usuários.

Referências: Skype Blogs, The Washington Post.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.