Seagate promete disco rígido de 3 terabytes, mas…

Com a disponibilidade de acesso rápido à internet – pelo menos em países desenvolvidos – e o aumento de vídeos, jogos e outras aplicações que ocupam vários gigabytes em disco, a indústria se vê motivada a continuar lançando dispositivos de armazenamento de dados com cada vez mais capacidade. Em relação a esse aspecto, os HDs são, até os dias de hoje, os itens que recebem a maior procura. Prova disso é que a Seagate promete um disco rígido com 3 terabytes até o final de 2010.

Mas há um porém, melhor, um considerável porém: esse HD, que está sendo chamado de Constellation ES, poderá exigir atualizações de BIOS ou mesmo placas-mãe que utilizem EFI. Além disso, muito provavelmente não executará em sistemas operacionais de 32 bits, uma vez que os testes efetuados pela Seagate mostraram que estes não reconhecem devidamente a capacidade do dispositivo (o Windows XP, por exemplo, só reconheceu 990 MB).

De acordo com Barbara Craig, executiva da empresa, essas características se devem ao fato de esse tipo de sistema não ser capaz de lidar com mais de 2,1 TB de capacidade por HD, limitação existente no LBA (Logical Block Addressing), um padrão de endereçamento já bastante antigo.

Essa questão pode fazer com que fabricantes de hardware comecem a adotar com mais frequência tecnologias recentes, como o já mencionado EFI – que entre suas características, conta com um esquema de endereçamento mais atual -, uma vez que os concorrentes da Seagate que lançarem unidades com 3 TB ou mais certamente enfrentarão os mesmos problemas.

Ainda não há data certa para o lançamento do HD da Seagate, muito menos estimativa de preço.

Referência: THINQ.co.uk.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.