Seagate deve deixar de fabricar HDs de 2,5 polegadas e 7.200 RPM em 2013

A Seagate Technology, uma das maiores fabricantes de discos rígidos do mundo, deverá deixar de produzir HDs de 2,5 polegadas e 7.200 RPM (rotações por minuto) até o final de 2013. A informação foi dada por David Burks, diretor de marketing e gerente de produtos da companhia, em entrevista recente ao site X-bit labs.

HDs do tipo possuem espessura menor e, por este motivo, são empregados em laptops, especialmente os modelos de maior desempenho. Mas há um problema: o fato de estes discos rígidos trabalharem com até 7.200 RPM fazem com que, nestes dispositivos, o consumo de energia seja até 46% maior que nos modelos com taxa de 5.400 RPM. Este mero detalhe resulta em bateria com duração menor e maior emissão de calor pelo laptop.

Seagate: saem os HDs de 2,5” e 7.200 RPM, e entram os SSDs

Seagate: saem os HDs de 2,5” e 7.200 RPM, e entram os SSDs

Por esta razão, a Seagate pretende concentrar a produção de HDs de 2,5 polegadas apenas em modelos que trabalham com 5.400 RPM, deixando as opções de 7.200 RPM apenas para discos rígidos de 3,5 polegadas, que são usados em desktops, servidores e HDs externos.

Para atender ao mercado de laptops de alto desempenho, a Seagate planeja dar mais atenção a um segmento que já é explorado pela empresa, mas que até então nunca foi alvo de suas prioridades: as unidades SSD. Dispositivos do tipo são consideravelmente mais caros, mas consomem menos energia, são mais silenciosos e transmitem dados mais rapidamente, razão pela qual são padrão em ultrabooks e outros equipamentos mais sofisticados.

Referências: X-bit labs, Forbes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.