Samsung anuncia Bada, seu sistema operacional móvel

iPhone OS, Android, Symbian, Windows Mobile e Palm webOS. Se você já achava que o mercado estava saturado de sistemas operacionais móveis, vai achar mais ainda: é que a Samsung resolveu entrar na briga e anunciou o seu próprio sistema: o Bada Mobile OS.

De acordo com a empresa, o objetivo do projeto é “oferecer uma experiência mais rica referente a smartphones acessíveis a uma quantidade maior de usuários em todo o mundo”. Ainda segundo a companhia, o nome “Bada” significa “oceano” em coreano e foi adotado para “transmitir a variedade ilimitada de aplicativos que podem ser criados para a plataforma”.

Bada

O anúncio causa certa surpresa, pois até então a Samsung vinha lançando aparelhos utilizando as plataformas Android, Windows Mobile e até Symbian. Por outro lado, com o Bada a empresa poderá oferecer produtos otimizados, uma vez que controlará tanto a disponibilização de hardware quanto de software. É possível que os primeiros aparelhos com o novo sistema sejam lançados já em 2010.

O Bada é uma plataforma aberta e, segundo a Samsung, desenvolver aplicativos para ela será uma grande oportunidade. Para essa finalidade, a empresa oferecerá em breve um ambiente de desenvolvimento completo. Com tantas opções no mercado, resta saber se o Bada conseguirá atrair a atenção de desenvolvedores e, acima de tudo, se conseguirá ter uma imagem tão difundida quanto o Symbian e o Android, por exemplo.

Mais informações sobre o sistema no site www.bada.com.

Referências: PC World, Bada.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.