RockMelt: um navegador criado para redes sociais

RockMeltAparentemente, não é nada que possa acirrar ainda mais a disputa de mercado dos navegadores de internet, mas não deixa de ser interessante: a RockMelt, uma empresa criada por Marc Andreessen, co-fundador da Netscape, acaba de lançar a versão beta do browser que leva o seu nome. E o que o programa tem de diferencial? Foco nas redes sociais.

O RockMelt tem como base o Chromium, por isso, qualquer semelhança com o navegador Google Chrome não é mera coincidência. Os diferenciais estão em seus recursos adicionais. O navegador permite acesso rápido ao Facebook e ao Twitter, por exemplo. Por isso, o usuário pode compartilhar ou comentar facilmente o conteúdo que está acessando nestas redes sociais. Há inclusive um botão "Share" ao lado da barra de endereços para facilitar esta tarefa.

No lado esquerdo do navegador, há uma barra vertical que permite ao usuário se comunicar com seus contatos on-line no Facebook (lembrando que este serviço permite chat entre os participantes). O RockMelt também possui uma barra vertical à direita, que dá acesso às redes sociais do usuário e que permite personalização – o usuário pode cadastrar feeds RSS de seus blogs favoritos, por exemplo.

O programa também se diferencia por possuir um campo de busca que exibe os resultados em um painel dentro do próprio programa, recurso que, a princípio, faz o carregamento das informações ser mais rápido.

Infelizmente, o RockMelt não pode ser simplesmente baixado e instalado. Para promover o programa, seus desenvolvedores apelaram para o velho esquema de distribuição de convites. Para conseguir um, o usuário deve cadastrar sua conta do Facebook no endereço www.rockmelt.com e aguardar a chegada do tão esperado convite ou, se tiver sorte, receber este de alguém.

Mais detalhes no vídeo abaixo (em inglês):

www.youtube.com/watch?v=bAPKPhoTqFY





Nenhum comentário

Comentários encerrados.