Rio de Janeiro ganha primeiro laboratório tecnológico de combate à lavagem de dinheiro

Com o apoio do Ministério da Justiça, foi inaugurado recentemente no Rio de Janeiro o primeiro Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do país. Com isso, a Polícia Civil do Estado passa a contar com alta tecnologia para análise de dados financeiros e, consequentemente, obtenção de provas contra o crime organizado.

“Não basta prender os criminosos, pois mesmo na prisão eles conseguem controlar a quadrilha que fica fora. A Polícia Civil visa hoje a [acabar] com o fluxo financeiro dessas quadrilhas, principalmente de combate ao tráfico de drogas e à milícia no Rio de Janeiro”, destaca Patrícia Alemany, coordenadora do laboratório.

Para isso, o laboratório permitirá investigações financeiras criteriosas, graças ao uso de computadores especiais, softwares e outros equipamentos que permitem análises avançadas de dados obtidos de quebras de sigilo bancário, fiscal e telefônico.

Em breve, os estados de São Paulo, Bahia e Minas Gerais receberão laboratórios semelhantes. A intenção é a de fazer com que a ideia seja implementada em todo o país.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.