RIM lança BlackBerry 10 e anuncia mudança de nome

O BlackBerry 10 (BB10) finalmente chegou! Nesta quarta-feira (30/01/2013), a RIM realizou um evento em Nova York, Estados Unidos, para lançar os aparelhos Z10 e Q10, os primeiros baseados na nova plataforma. Mas esta não foi a única novidade do dia: a empresa surpreendeu ao anunciar que deixará a denominação Research In Motion (RIM) e assumirá o mesmo nome de seus produtos, BlackBerry.

De acordo com Thorsten Heins, CEO da companhia, a decisão representa uma “reinvenção” da empresa. A declaração permite presumir que a intenção, na verdade, é a de transmitir uma imagem renovada e vencedora de uma companhia que (supostamente) se reergueu.

Z10: disponível nas cores preta e, surpreendentemente, branca – Imagem por BlackBerry

Z10: disponível nas cores preta e, surpreendentemente, branca – Imagem por BlackBerry

É cedo para dizer se a má fase da RIM, ou melhor, da BlackBerry está mesmo próxima do fim. Mas o BB10 tem recebido vários elogios, tanto que a plataforma está sendo vista como uma potencial ameaça ao sistema Windows Phone, da Microsoft, que ocupa a terceira posição do mercado, ficando atrás do Android e do iOS.

Entre os aparelhos recém-anunciados, o Z10 é o que se mostra mais apto a ajudar a BlackBerry a se levantar. O dispositivo conta com tela de 4,2 polegadas (resolução de 1280 x 768 pixels), processador dual core de 1,5 GHz, 16 GB para armazenamento interno de dados, 2 GB de memória RAM, câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 2 megapixels, bateria de 1.800 mAh, além de tecnologias de conectividade, como Bluetooth, Wi-Fi, NFC e 4G LTE.

O smartphone Q10, por sua vez, segue o estilo dos aparelhos que fizeram a linha BlackBerry popular: conta com um teclado QWERTY logo abaixo da tela. Mas, ao contrário da maioria dos dispositivos do tipo, a tela do Q10 é sensível ao toque e possui 3,1 polegadas (resolução de 720 x 720 pixels). As demais especificações de hardware são praticamente iguais à configuração do modelo Z10.

Q10 – Imagem por BlackBerry

Q10 – Imagem por BlackBerry

Ambos os aparelhos deverão ser lançados nos Estados Unidos em março de 2013, com preços ainda a serem confirmados. Ainda não há informação oficial de sua chegada ao mercado brasileiro.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.