ReclameAQUI: queixas contra sites de compra coletiva dispararam em 2011

Ilustração de botão ComprarO site ReclameAQUI divulgou recentemente os resultados de uma pesquisa realizada no início do ano que constata algo que, de certa forma, todos nós já sabíamos: as queixas contra sites de compra coletiva no Brasil dispararam! Somente para você ter uma ideia, o serviço recebeu 7.123 reclamações sobre serviços do tipo em 2010; em 2011, no entanto, este número foi de 45.989 registros.

As principais queixas se relacionam a desrespeito ao consumidor (10.626 reclamações), prejuízo (8.228 reclamações) e atrasos nas entregas (6.570 reclamações). As empresas mais reclamadas foram as seguintes (pela ordem): Groupon, Peixe Urbano, Click On, Clube do Desconto, Groupalia, Pank, Oferta X, Imperdível, Cidade Urbano e Clube Importado.

O ReclameAQUI constatou que, pelo menos no que se refere às três primeiras empresas mencionadas, mudanças nas operações de vendas contribuíram significativamente para o aumento das queixas. No caso do Peixe Urbano, o principal problema foi o foco na venda de serviços. Quanto ao Groupon e ao Click On, as vendas de produtos de pequenos e médios negócios (que possuem maior dificuldade para cumprir compromissos) foi o principal fator comprometedor.

Em novembro de 2011, as três referidas empresas foram alvo de atuação do PROCON-SP, assim como vários estabelecimentos parceiros a estas companhias. Mesmo assim, o cenário parece ter mudado pouco desde então, razão pela qual o consumidor deve ter cuidado redobrado ao fazer compras em sites do tipo.

Referência: ReclameAQUI.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.