Pronto para touchscreen e integrado às nuvens: vem aí o Office 2013

Office 2013Durante a tarde de hoje (16/07/2012), Steve Ballmer, CEO da Microsoft, confirmou os rumores e apresentou o Office 2013 (ou Office 15). A novidade vem para formar um “par perfeito” com o Windows 8, que deverá ser lançado para os consumidores domésticos no final de outubro deste ano (2012).

Como uma suíte pensada para o novo sistema operacional da Microsoft, que também contempla tablets, os programas que integram o Office 2013 contam com visual compatível com interface Metro e suportam comandos dados diretamente na tela (touchscreen), como aplicação de zoom com o uso de dois dedos ao mesmo tempo, por exemplo.

Outra destaque do Office 2013 fica por conta de sua integração maior com as nuvens: os programas agora têm um botão de login para que o usuário possa utilizar sua Windows Live ID e acessar os recursos on-line que a Microsoft disponibiliza, especialmente o serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos SkyDrive.

Word 2013 – Imagem por Microsoft

Word 2013 – Imagem por Microsoft

Haverá também integração com outros serviços Web: o Word, por exemplo, suportará vídeos do YouTube; o PowerPoint, por sua vez, permitirá a inserção de imagens armazenadas no Flickr ou no Facebook. Ainda em relação a este aspecto, o maior destaque fica para o Outlook: o programa contará com recursos que o deixam ainda mais “social”, incluindo suporte ao Skype.

PowerPoint 2013

PowerPoint 2013

Entre os demais destaques, tem-se:

  • Possibilidade de edição e visualização de arquivos em PDF no Word;
  • Capacidade de fazer com que o PowerPoint exiba slides diferentes em um computador com duas telas (monitor e projetor, por exemplo);
  • Integração com o Bing;
  • Complemento para o Excel que analisa planilhas em busca de inconsistências ou links quebrados.

Office 365

A Microsoft também apresentou novidades em relação ao Office 365, a versão on-line da suíte que utiliza um sistema de assinatura mensal. Agora haverá três planos: Home Premium, destinado a usuários domésticos; Small Business Premium, criado para empresas de porte pequeno e médio; e ProPlus, mais completo e orientado a organizações com grande quantidade de usuários.

Disponibilidade

O Office 2013 ainda não tem data definida de lançamento – provavelmente isso acontecerá no primeiro trimestre de 2013. De qualquer forma, a Microsoft já liberou uma versão de testes, o Office Customer Preview, que pode ser obtido em www.office.com/preview. Para o download, é necessário login em uma conta Windows Live ID.

Vale frisar que o Office 2013 não é compatível com as versões Vista e anteriores do Windows.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.