Produtos com Thunderbolt dão as caras na CES 2012

Por enquanto, as portas Thunderbolt são realidade apenas nos computadores da Apple. Mas, no que depender dos principais fabricantes do mercado, a tecnologia chegará aos PCs a partir do mês de abril (2012). Esta expectativa talvez explique o surgimento de vários produtos na feira CES 2012 baseados no padrão.

Um deles é o MSI GUS II, um dispositivo que atua como uma “GPU externa”. Sabendo que muitos computadores, especialmente laptops, têm chip gráfico de baixa capacidade, a MSI teve a ideia de criar um case que permite ao usuário adicionar poder gráfico à sua máquina com facilidade.

A primeira versão do dispositivo, lançada em 2010, utiliza porta ExpressCard. O GUS II, no entanto, aproveita o fato de o padrão Thunderbolt utilizar o barramento PCI Express – comum para a comunicação com placas de vídeo – para garantir boa velocidade de transmissão de dados e desempenho gráfico satisfatório. O dispositivo dever ler lançado ainda neste semestre.

Outra novidade vem da Western Digital: o My Book Thunderbolt Duo, um dispositivo de armazenamento que possui dois HDs (a empresa apresentou modelos com capacidade total de 4 e 6 TB). A novidade se destaca não só por usar Thunderbolt, mas também poder ser utilizado em conjunto com outros dispositivos do tipo. A vantagem é que o uso em série aumenta a velocidade de transmissão. Em um teste feito pela Western Digital, a taxa de transferência de dados chegou a 900 MB por segundo. Como está em desenvolvimento, o My Book Thunderbolt Duo ainda não tem data para chegar ao mercado.

A Seagate não ficou de fora e apresentou o GoFlex Thunderbolt Adapter. Como o nome aponta, trata-se de um adaptador que permite a conexão de HDs externos de sua linha GoFlex Go ao computador via porta Thunderbolt. Desta forma, o usuário consegue realizar transferências de dados mais rapidamente (a tecnologia Thunderbolt pode alcançar até 10 Gb/s).

GoFlex Thunderbolt Adapter - Imagem por Seagate

GoFlex Thunderbolt Adapter – Imagem por Seagate





Nenhum comentário

Comentários encerrados.