Produção de HDs na Tailândia só deverá ser normalizada a partir do terceiro trimestre

Imagem ilustrativa de HDSe você tentou comprar um HD nos últimos meses, certamente percebeu que os preços deste dispositivo dispararam! O problema tem origem nas inundações que atingiram a Tailândia no ano passado, fazendo com que a produção de discos rígidos, bastante concentrada na região, fosse severamente afetada. O pior é que a situação só deverá começar a ser normalizada a partir do terceiro trimestre de 2012.

Como a fase de inundações já passou, aos poucos as fábricas estão voltando a produzir. O problema é que este é um processo lento, especialmente porque não é tarefa fácil reparar ou substituir equipamentos que lidam com componentes tão delicados, ao mesmo tempo em que não é possível recuperar a “agilidade logística” de uma hora para a outra.

A consequência é severa: até que a situação se normalize, haverá menos HDs no mercado, fazendo com que a lei da procura e oferta faça a sua parte, ou seja, que os preços continuem elevados. A situação só não é pior porque fabricantes como Western Digital e Toshiba direcionaram parte de sua produção para fábricas fora da Tailândia.

A expectativa de que a produção de HDs comece a melhorar apenas a partir do terceiro trimestre é compatível com as declarações dadas por Stephen Luczo, CEO da Seagate, em novembro de 2011. Na ocasião, há quem tenha desconfiado de que o executivo fez esta previsão apenas para “forçar” compras de grandes lotes por fabricantes de computadores e distribuidores com os preços ainda elevados, no entanto, como se vê, quem esperou não obteve resultados: os preços não diminuíram.

Diante deste cenário, a recomendação continua sendo a de evitar, se possível, a aquisição de HDs até que o abastecimento esteja em níveis mais aceitáveis, resultando em preços mais atraentes.

Referência: Digitimes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.