Processadores Opteron 6200, da AMD, contam com até 16 núcleos

A AMD apresentou recentemente algumas novidades em suas linhas de processadores, entre elas, os chips Opteron 6200 (codinome Interlagos), que chamam a atenção por contarem com até 16 núcleos. A empresa desenvolveu estes processadores especialmente para servidores utilizados em aplicações de cloud computing e virtualização.

A linha Opteron 6200 será oferecida com frequências que vão de 1,6 GH a 2,6 GHz. Por trás de todo o seu poder está a arquitetura Bulldozer, que se destaca, entre outras características, pela presença de um controlador de memória DDR3, pela utilização do barramento HyperTransport 3.0 e pelo menor consumo de energia.

Chip da série Opteron 6000 – Imagem por AMD

Chip da série Opteron 6000 – Imagem por AMD

Recursos como cache L3 com até 16 MB, quad channel para as memórias e um modo “turbo”, que adiciona ao processador a capacidade de aumentar automaticamente o clock em dois níveis, também estarão presentes no Opteron 6200.

A novidade deverá estar disponível nos Estados Unidos até o início de 2012, com preços variando entre 523 e 1019 dólares, de acordo com a versão. Até o momento, não há informação de lançamento no Brasil.

Referências: Computerworld, SlashGear.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.