Prisão de homem na Rússia faz circulação mundial de SPAM cair 20%

Provavelmente você não percebeu, mas a empresa que administra sua conta de e-mail sim: depois que a Rússia prendeu Igor A. Gúsev, 31 anos, um dos maiores spammers da atualidade (para não dizer o maior), a circulação de SPAM caiu cerca de 20% em todo o mundo.

De acordo com a polícia de Moscou, Gúsev é o principal nome por trás de uma rede que pagava a outros spammers para a emissão de mensagens indesejadas, especialmente sobre medicamentos falsificados comercializados por uma empresa chamada Depsmedia. Esse esquema pode ter gerado um faturamento de nada menos que 120 milhões de dólares nos últimos três anos e meio.

A rede de Gúsev foi desativada repentinamente no dia 27 de setembro (2010) e, nesta semana, sua residência foi invadida pelas autoridades russas, operação que resultou na apreensão de computadores, unidades de armazenamento de dados e até remédios. Com a desativação da rede e, consequentemente, com a diminuição dos pagamentos, os spammers “terceirizados” deixaram de enviar cerca de 50 milhões de mensagens por dia.

As autoridades russas também investigam se Gúsev está por trás de uma rede de propagação de malwares que tem o intuito de utilizar computadores contaminados como “escravos” para a emissão de SPAM.

De acordo com a Associação Russa de Comunicação Eletrônica, a prática de SPAM causou prejuízos de aproximadamente 466 milhões de dólares em 2009 só no país.

Referências: ABC.es, RT.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.