Portas Thunderbolt poderão chegar aos PCs a partir de abril de 2012

As portas Thunderbolt chegaram “fazendo barulho”, mas até agora só não tiveram participação nula no mercado porque, após chegarem aos computadores da Apple, fabricantes lançaram alguns poucos produtos compatíveis. Mas, de acordo com o site Digitimes, esta situação poderá melhorar a partir de abril de 2012.

Thunderbolt

Isso porque, de acordo com as informações que o site obteve, a Intel lançará as especificações finais da tecnologia Thunderbolt no referido mês, coincidindo, possivelmente, com o lançamento da arquitetura de processadores Ivy Bridge. Por conta disso, vários fabricantes – como Sony e Asus – já teriam manifestado interesse em lançar laptops e placas-mãe equipadas com portas Thunderbolt. Se isso acontecer, o mercado finalmente verá esta tecnologia chegar definitivamente ao segmento de PCs.

As portas Thunderbolt foram lançadas em fevereiro de 2011 e contam com características que as fazem ser consideradas uma tecnologia “rival” ao padrão USB 3.0 (embora isso não seja necessariamente verdade): transferência de dados de até 10 Gb/s, tráfego bidirecional (há um canal de 10 Gb/s para cada "sentido”) e transmissão de dados, envio de sinais de áudio/vídeo e alimentação elétrica pelo mesmo cabo.

A tecnologia, no entanto, pouco provavelmente encontrará ampla adoção no mercado, especialmente por conta da quantidade reduzida de produtos compatíveis à disposição. Possivelmente, o padrão ficará restrito a computadores de alto desempenho e dispositivos que exigem alta velocidade de transmissão de dados, como HDs externos de grande capacidade.

Saiba mais sobre portas Thunderbolt aqui.

Referências: DVICE, Digitimes.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.